(21) 2235-2547 | 99805-5902 contato@psiclinicas.com.br

Artigo por Colunista Portal – Educação – terça-feira, 29 de setembro de 2009

O que é: aplicação de shiatsu, massagem que pressiona partes do corpo com a ponta dos dedos, para combater rugas.

* Como funciona: “O shiatsu facial ajuda na recuperação da tonicidade e da vitalidade do rosto. A pressão de vários pontos no rosto ativa a circulação sanguínea — deixando a pele oxigenada e hidratada — e estimula a produção de colágeno e elastina. A proposta é também equilibrar a energia. Segundo a filosofia oriental, quando ela não flui direito, o organismo não funciona bem e, conseqüentemente, não distribui as vitaminas, sais minerais e proteínas como se deve. Resultado: a pele fica mais frágil e suscetível ao envelhecimento precoce.

“Tudo isso contribui para suavizar as rugas. Em muitos casos, chegam a desaparecer”, garante Aridinéa Vacchiano, terapeuta oriental, especializada em shiatsu e acupuntura, da Fonoaudio Especialidade Médica, no Rio de Janeiro (RJ).

* Indicação: rosto cansado, com sulcos e marcas de expressão. São necessárias de oito a dez sessões, uma vez por semana.

* Contra-indicação: peles muito oleosas e com acne. O estímulo da massagem pode aumentar a produção sebácea.

* Primeiros resultados: segundo a terapeuta Aridinéa Vacchiano, na segunda sessão já dá para notar a pele mais viçosa.

* Vantagem da técnica: o shiatsu trabalha o lado emocional e o físico. Melhora não só a pele mas o funcionamento geral do corpo.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO – http://www.portaleducacao.com.br/medicina-alternativa/artigos/8799/shiatsu-facial-contra-rugas